๐Ÿ’ขDecepรงรตes literรกrias๐Ÿ’ข

✨๐–€๐–’ ๐•ฐ๐–˜๐–™๐–—๐–†๐–“๐–๐–” ๐•น๐–š๐–’๐–† ๐•ฟ๐–Š๐–—๐–—๐–† ๐•ฐ๐–˜๐–™๐–—๐–†๐–“๐–๐–†

Este foi o livro que comecei a ler porque “queria mudar o meu gรฉnero de leitura” blablabla… e com certeza devia ter optado por outro.
Fiz alguma pesquisa antes de comprar o livro, sempre comentรกrios excelentes, mas decididamente, este nรฃo foi um livro para mim.

A histรณria centra-se em Valentine, um humano que nasceu em Marte, depois de um desastre ocorrido na nave em que os pais se encontravam. Valentine cresceu nesse meio e, consequentemente, aprendeu todos os costumes e tornou-se, assim, um deles, apesar do aspeto diferente. Apรณs alguns anos, Valentine volta ร  Terra, um lugar que desconhece completamente e que nรฃo compreende, mas rapidamente vai aprendendo aos poucos o que รฉ "ser humano".

O inรญcio deste clรกssico de Ficรงรฃo Cientifica foi muito maรงador, fui com tanta esperanรงa de ser uma leitura mais virada para a cultura extraterritorial, sobre os seus costumes etc, mas foi completamente ao contrรกrio, foi mais virada para a nossa sociedade e os nossos costumes.

A aรงรฃo demora muito a desenrolar-se, com descriรงรตes longas (a meu ver, muitas vezes desnecessรกrias), e sรณ comecei a gostar a partir da pรกgina 100 e tal mais ou menos (o livro tem 342 pรกginas, so, do the math… martรญrio pra mim!). Ainda assim, foi muito difรญcil continuar a leitura, desejei ter abandonado simplesmente o livro…

ร€ conversa com um amigo que estava a ler este livro ao mesmo tempo, concluรญmos que:
- A traduรงรฃo nรฃo estรก lรก grande coisa…
- A histรณria รฉ maรงadora.
Ele desistiu de ler. ๐Ÿ˜‚
Contudo, o livro contรฉm muitas crรญticas ร  sociedade, ganha pontos por isso, e pelas partes em que sรฃo descritos os costumes dos extraterrestres. 


✨๐•ฌ๐–’๐–Ž๐–Œ๐–” ๐•ด๐–’๐–†๐–Œ๐–Ž๐–“๐–†๐–—๐–Ž๐–”




Esta foi a segunda decepรงรฃo literรกria (รฉ, eu ando com uma sina ๐Ÿ˜’), e estava a ler ao mesmo tempo que lia Um Estranho Numa Terra Estranha (รณtima combinaรงรฃo, high five pra mim, super inteligente ๐Ÿ‘Œ). Fiquei com vontade de desistir, porque jรก estava cansada de nรฃo estar na leitura com alma e coraรงรฃo, mas, again, nรฃo o fiz… nem sei bem porquรช.

A histรณria centra-se em Christopher, um miรบdo que muda de cidade com a mรฃe devido aos maus-tratos do padrasto e, ao chegar ร  nova cidade, faz um amigo imaginรกrio, “o homem bom”. Christopher tem algumas dificuldades de aprendizagem, mas apรณs conhecer este "homem bom" num bosque, onde esteve desaparecido hรก algum tempo, regressa imensamente inteligente. A partir daรญ, cada vez que entra no bosque, Christopher regressa "diferente", mais inteligente e com maior intuiรงรฃo.
Desde o inรญcio que esta leitura me deu muita ansiedade, claramente o tipo de escrita nรฃo รฉ para mim: frases muito curtas, muitos pontos finais, descriรงรตes longas e desinteressantes. 
Foi mais um livro no qual depositei toda a minha esperanรงa e desiludi-me completamente. Coisas que li que eu metia as mรฃos ร  cabeรงa de tรฃo ridรญculas que eram… ๐Ÿ™ˆe sinceramente, a histรณria da mรฃe do Christopher cativou-me mais do que a suposta assustadora  histรณria dele prรณprio.


Os dois livros foram um constante "mixed feelings", ora interessava-me por um capรญtulo, ora descambava no outro.

E vocรชs, quais foram os livros que mais vos desiludiram? Costumam abandonar a leitura quando nรฃo estรฃo a gostar? Jรก leram estes livros?


P.S. – Fiquem aรญ com fotos da minha Shiva fofa. ๐Ÿ˜