Opinião

“As Vidas e as Mortes de Onze Terríveis Assassinos em Série”, Killers, mostra-nos quem foram estes assassinos em série e como tudo começou. Como diz a autora, este livro não procura desculpabilizar o que eles fizeram. Procura antes “compreender e tentar refletir sobre o ser humano através destes monstros”. Virginia López também diz algo que me fez ficar a pensar. “Porque sentimos esse misto de não querer saber mais e de não conseguir parar de ler?” Pois ainda não encontrei a resposta… O que me intriga nestas histórias é toda a componente mental, o quanto complexo é o nosso cérebro. E o quão macabro pode ser o ser humano, até mesmo quando pensamos conhecer alguém. Virginia Lopez dá-nos assim onze minibiografias sobre os piores serial killers que já existiram, alguns deles nunca tinha ouvido falar, outros vagamente, outros já tinha lido/assistido documentários sobre.

Em nota de curiosidade: neste livro a autora fala sobre Richard Ramiréz, The Night Stalker, retratado também na série American Horror Story, temporada 09, 1984.

“13 histórias reais de morte, perversão e horror” é o que retrata o livro de Joana Amaral Dias, “Psicopatas Portugueses”. Joana pega em 13 histórias de crimes portugueses, dando todo o tipo de pormenores, desde a infância aos crimes, até a relações familiares. Variando na ordem cronológica, a autora fala-nos em crimes mais antigos, até a crimes mais recentes, muitas vezes comparando-os com outros crimes. Para mim, no início, o livro foi um pouco maçador, porque havia alguma informação repetida (compreensível, visto que os crimes eram mais antigos e não havia tanta informação sobre eles), mas, ao avançar, devorei o livro completamente.


O veredito: se tivesse de escolher entre os dois?... Apesar do mesmo tema, Virginia López aborda as histórias dos psicopatas por todo o mundo, enquanto Joana Amaral Dias fala apenas nos portugueses. Ambos foram bastante bons, mas sem dúvida escolhia “Psicopatas Portugueses”, visto tocar nos pontos que mais me fascinam neste tipo de livro: a análise psicológica. E também por me ter prendido mais.

Psicopatas Portugueses: 5/5 🌟

Killers: 4/5  🌟